Queda de energia no Serpro de SP paralisa Detrans em todo o país

Uma pane no Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em São Paulo paralisou nesta quinta (24) o sistema de atendimento em órgãos de trânsito em todo o país.

Desde as 12h50, os serviços de emissão de carteira nacional de habilitação (CNH) e emplacamento de veículos foram interrompidos, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). O problema afetou serviços no Distrito Federal e em estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná. Em São Paulo, o Detran local disse que o atendimento está normal.

O motivo da paralisação, segundo o Serpro, foi a suspensão do fornecimento de energia elétrica na unidade do órgão em São Paulo devido às chuvas desta quinta . A paralisação do sistema provocou um efeito cascata que atingiu todos os Detrans do país, de acordo com o Denatran.

Em nota oficial, o Serpro afirmou que a pane interrompeu o fornecimento de energia elétrica ao centro de dados localizado na capital paulista, causando os problemas operacionais.

Segundo o Denatran, a previsão é de que o serviço volte à normalidade ainda nesta quinta.

O Serpro divulgou nota sobre o assunto. Leia a íntegra abaixo:

"Serpro esclarece problemas ocorridos no centro de dados em São Paulo

O Serpro informa que, devido ao forte temporal na cidade de São Paulo após o meio dia, houve interrupção do fornecimento de energia elétrica ao seu centro de dados localizado na capital paulista, causando problemas operacionais. A equipe técnica do Serpro, desde o momento da ocorrência, trabalha para o restabelecimento total dos serviços."

Estados afetados

No Rio de Janeiro, o Detran informou que a pane provocou a paralisação no atendimento informatizado de todos os postos de vistoria, habilitação e identificação civil do departamento desde as 12h50. O atendimento foi normalizado por volta das 17h, segundo o órgão.

No Distrito Federal, o site informava, até o fim da tarde, que o sistema de informática do Detran de Taguatinga estava temporariamente fora do ar.

Os atendimentos ficaram paralisados no Paraná a partir das 13h. Até 18h30, segundo a assessoria de imprensa do governo, o sistema seguia fora do ar. Uma orientação que foi publicada nos sites do Detran e do governo pede que os usuários procurem o departamento na sexta-feira (25).

Em Belo Horizonte, todos os serviços que dependem da base de dados do Detran nacional foram afetados, como por exemplo 1ª e 2ª vias de carteira de habilitação e mudança de categoria. Segundo a assessoria da Policia Civil, o problema no sistema começou no início da tarde e até as 18h não estava normalizado. O atendimento ao público que procurava por esses serviços não pôde ser feito. Outros serviços, como encaminhamentos para exames médicos e psicotécnicos, provas de legislação e o controle de presença em autoescolas foi feito normalmente.



(*Colaboraram repórteres do G1 em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas