Tecnologia Intel permite baixar filme HD em 1 segundo!





Nova Tecnologia da Intel permite baixar um filme em alta definição (HD) em apenas 1 segundo, literalmente!

Transferir uma música para o seu celular. Parece bem rápido, certo? Agora imagine transferir o catálogo impresso inteiro da Biblioteca do Congresso em um minuto e meio. A Intel diz que tem a tecnologia para fazer isso acontecer (uma hora ou outra).

A Intel detalhou sua descoberta para a imprensa hoje, mostrando a impressionante marca de 50 gigabits por segundo numa transferência, usando uma tecnologia que pode ir muito, mas muito mais além. Nós já falamos sobre a promessa da velocidade da fibra óptica antes, mas nada perto disso.

O CTO da Intel, Justin Rattner, explicou o que “fotônicos de silício” significa, porque o mundo precisa disso, e quais são as promessas para um futuro nada distante.

Fotônicos de silício são, basicamente, a combinação de tecnologia óptica com as tradicionais técnicas de fabricação de chips de silício, o mesmo processo usado para criar todas nossas CPUs e GPUs. Ao empregar os métodos existentes, será possível transformar os dados em luz e vice-versa.

O processo fundamental é a transferência de dados através da conversão de elétrons, que estão fazendo o aparelho que você está usando para ler isso funcionar, em fótons.

A tecnologia fotônica da Intel usa uma pitada de engenharia brilhante, e é uma pitada mesmo, já que estamos falando da escala de uma unha – para codificar dados em raios laser. Esses raios convergem em um só, e viajam por uma vertente de fibra óptica para seu destino, onde elas são decodificadas de luz para elétrons, novamente.



fonte: Gizmodo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas