Como escolher cartões de crédito pelos benefícios que oferecem

Seguro contra o extravio das malas durante uma viagem, desconto em supermercados, acumulação de pontos que podem ser trocados por eletrodomésticos. Na disputa pelos consumidores, as administradoras e as emissoras de cartão de crédito estão se esforçando cada vez mais na criação de serviços e benefícios agregados a essa ferramenta de pagamento.

Naturalmente, os clientes acabam perdidos diante de tantas posibilidades.

“Para escolher, em primeiro lugar o interessado deve procurar as instituições financeiras e se informar sobre as vantagens oferecidas e também os custos, como a anuidade e os juros cobrados no caso de não quitação do total da fatura na data de vencimento”, recomenda José Alípio dos Santos, superintendente da ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços). Não é preciso ser correntista de determinado banco para solicitar o seu cartão de crédito, daí a importância de pesquisar quais todas as alternativas existentes. Na negociação das tarifas aplicadas, entretanto, faz diferença ter conta naquela instituição.

Depois, é essencial fazer uma análise do seu perfil: renda, idade, interesses. “O usuário prefere ter pequenas regalias distribuídas com grande periodicidade ou consegue esperar para obter um ganho maior depois de um certo tempo?”, pergunta Felipe Maffei, diretor de produtos da Visa do Brasil. Eis um ponto importante a considerar, porque, no caso de abatimentos em estabelecimentos comerciais, os privilégios são imediatos; as trocas de milhas por passagens aéreas, por exemplo, demoram mais. Se o objetivo é acumular pontos ou milhas, a melhor tática reside em ter apenas um cartão, concentrando nele todas as compras e transações.

É bom estudar com calma, ainda, quais e como os benefícios serão efetivamente utilizados. Quem não viaja muito para o exterior nem faz compras pela internet em lojas de outros países não precisa de um cartão de crédito internacional, cujos custos são mais elevados.

Mas, como as pessoas de todas as classes sociais efetivamente estão passeando mais, a linha de vantagens associadas ao turismo aumenta dia a dia.

O mais simples é o seguro que garante ressarcimento ao turista quando a sua bagagem se perde. Os cartões topo de linha dão direito a concierge na cidade de destino –o qual indica restaurantes e dá sugestões de peças de teatro às quais assistir–, sala vip em aeroportos e assistência médica em emergências. “É o tipo de serviço que salva uma viagem”, comenta Estrella. Até auxílio jurídico pode ficar à disposição dos clientes, desde que cumpram os requisitos das operadoras, como possuir uma certa renda mensal.

Ao contratar um seguro de qualquer gênero, é fundamental optar por coberturas adequadas –uma indenização elevada demais talvez não seja indicada se o cliente já possui outras apólices.

“Uma boa conversa com o gerente do banco ajuda nessa seleção. A instituição tem sempre que ouvir o consumidor para ajudá-lo a achar o produto ideal”, afirma Venancio Castro, vice-presidente de produtos de alta renda da MasterCard. “A ferramenta serve para facilitar a vida.”

Todo mês, o usuário precisa acompanhar o seu extrato a fim de conferir as vantagens conquistadas e usufruí-las plenamente. Os clientes que já têm um cartão porém não sabem exatamente de quais serviços gozam devem ligar para o serviço de atendimento da administradora e se informar, pois há uma chance de estarem desperdiçando benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas