CET começa a multar motos na pista expressa da Marginal Tietê

Será que vai dar certo?

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran) começam a multar, nesta segunda-feira, motos que trafegarem pela pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo. A medida entrou em vigor no dia 2 de agosto, mas os motoristas tiveram um tempo de adaptação. A infração é considera média e resulta na perda de 4 pontos na carteira e multa de R$ 85,12.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é reduzir o número de acidentes e de mortes no local. Com 23,5 quilômetros de extensão em cada sentido, a Marginal Tietê é a via que concentra o maior volume de veículos na cidade, com 1,2 milhão de viagens por dia. Por ela circulam diariamente 350 mil veículos, sendo 70 mil caminhões e 36 mil motos.

No 15 dias de adaptação, onde não havia multa e os motoristas só recebiam orientação, a CET afirma que o fluxo de motocicletas que circulam pela pista expressa da Marginal Tietê caiu 88%.
Para realizar a fiscalização foram destacados 42 agentes de trânsito da CET e 23 policiais militares do CPTran, que ficarão dividos em três turnos e posicionados em pontos estratégicos da via, além de nos principais acessos das pistas central para a expressa.

Acidentes

Segundo a CET, apesar da motos serem apenas 13% do total de veículos que circulam na Marginal, elas estão envolvidas em mais da metade dos acidentes fatais. Das 50 mortes causadas por acidentes na Marginal Tietê em 2009, 26 eram de motociclistas. Naquele ano, foram 31 acidentes com motos , dos quais 15 ocorreram na pista expressa. Já em 2008, foram registradas 58 mortes, das quais 29 tinham motociclistas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas