Exame da OAB - SIM OU NÂO?????


Obviamente, não se mede conhecimento ou habilidade por meio de provas nos padrões do exame da OAB.

Ainda assim, não retiro o mérito da prova, por forçar o bacharel a estudar mais, ao menos estudar em um cursinho preparatório para suprir as lacunas que, muitas vezes, a própria faculdade produz.

O exame deve permanecer, pelo mérito de filtrar os que estão completamente despreparados para exercer a advocacia com todo o esmero exigido por essa profissão, ganhando, assim, a sociedade e limitando a concorrência profissional apenas aos advogados com o mínimo de preparo.

É, claro a prova também, de certa forma, seleciona os que têm, ao menos, um mínimo de preparação. Muitos bacharéis se formam sem sequer entender os conceitos e princípios básicos do Direito. Este não deveria, sequer, "passar de ano" na própria faculdade, mas...

Mas também temos que pensar da seguinte forma, todos os outros cursos superiores, não tem prova finais pra admitir o formando a exercer a sua profissão então pensam da seguinte forma, ou todos os formando de qualquer curso passa a fazer uma prova para ser admitido com profissionais da área ou exclui o exame da OAB, afinal todos são iguais perante a lei e nesse caso existe uma desigualdade entre que formando que fazem o Curso de Direito e os que fazem outros cursos.

Todos os argumentos que justifiquem a prova da ordem caem por terra quando deparamos que a profissão do médico, que não existe um exame como o da ordem para que ele seja admitido, para exercer a sua profissão. Ou será que o dano que o médico poderá causar ao paciente não e tão grave quando o que o advogado poderá a vim causar? Pensem bem?

O que acho absolutamente injusto é o preço da inscrição para o exame.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas