Será que agora vai funcionar? ANS aprova compra da Amil pela americana UnitedHealth Group
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou nesta segunda-feira (22) a compra da Amil pela americana UnitedHealth Group.
A aprovação marca a entrada do maior grupo internacional de planos de saúde no Brasil. Até então, o mercado nacional era controlado por grupos nacionais.
"Em relação à participação do capital estrangeiro nesta operação é importante destacar que isso já ocorre no Brasil desde 1997. Faz parte, inclusive, do cotidiano das empresas cujo capital, diretamente ou por meio de controladoras, seja objeto de negociação em bolsa de valores, na qual é livre o acesso aos investidores estrangeiros", informa nota da ANS.
O mercado questionou a negociação porque é proibida a participação de capital estrangeiro em hospitais e a Amil é dona de 22 hospitais. A agência reguladora destacou ainda que "a Procuradoria Federal junto à ANS também não identificou impedimento jurídico à participação do capital estrangeiro em operadoras de planos de saúde, mesmo que tenham rede própria, conforme consta em manifestação do ano de 2008".
A UnitedHealth adquiriu 90% da Amil em uma transação de quase R$ 10 bilhões. Deste total, R$ 6,5 bilhões foram para os controladores, Edson Bueno e Dulce Pugliesi.
Não há alteração para clientes
A ANS destacou ainda em sua nota que "não há qualquer alteração para os beneficiários das operadoras que pertencem à Amil Participações, assim como para os prestadores de serviços".
Comentários
Postar um comentário