Eita sono "bão" - Foto de moradora de rua dormindo perto de cartaz da Olimpíada viraliza

O fotógrafo Felipe Barcellos fez o registro na sexta-feira (15) (Foto: Felipe Barcellos/ Arquivo Pessoal)

O diretor de cinema e roteirista Felipe Barcellos, de 47 anos, fotografou e filmou uma moradora de rua deitada em um canteiro, próximo ao túnel que liga Botafogo à Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ao fundo da imagem aparece um colorido letreiro da Olimpíada escrito “um mundo novo”. A publicação em uma rede social gerou uma série de comentários e, até a noite desta segunda-feira (18), tinha quase 20 mil compartilhamentos.

“Normalmente eu ando de ônibus, com o celular na mão. Quando eu saí do túnel, vi que ela [a idosa] estava no gramado. Saltei, mas ela não quis conversar, estava com sono e só queria dormir. Estava um grande calor naquele dia e ela com aquela roupa. Foi quando começou a polêmica. Muita gente achou que a foto era montagem. A própria rede social se encarregou de desfazer o mito da montagem quando eu postei o vídeo. Aí as coisas se esclareceram”, contou o fotógrafo ao G1.

Familiar procurou fotógrafo
O registro foi feito na sexta-feira (13), às 14h20. Barcellos disse após tanta repercussão, recebeu uma mensagem de uma pessoa que se diz familiar da idosa que aparece na foto.
“Hoje chegou mais uma foto, de uma menina que se diz familiar dessa senhora. Ela contou que existe histórico de ela não querer voltar ao convívio da família. Então há também esse papel. Pra mim, isso já valeu. O volume é importante para que se tenha discussão sobre o legado e mostrar que as pessoas podem fazer fotos com impacto social, basta estar disponível para enxergar a cidade de forma mais atenta. O lado positivo é tão mais bacana que faz valer a pena.”
Felipe relevou que sempre fica atento às questões sociais e tanta transmitir isso através da fotografia. Essa foi a intenção do registro, segundo ele. “O legado social da Rio 2016, essa é a questão. Existe um legado desde já? Ou é só um enfeite ao longo desse processo de quase 7 anos. A fotografia tem esse papel”, concluiu.
A imagem rendeu muitos elogios e também algumas críticas. "Como se perde tempo de postar isso. Denegrir a imagem da sua casa e errado", disse um seguidor.
Outro postou: "Que registro! Uma foto que retrata a infeliz realidade do Brasil, ainda termos pessoas assim abandonadas pelo poder público. Uma tristeza, eh um duro contraste com que tah escrito lá atrás no túnel."
Algumas pessoas questionaram a veracidade da foto e o acusaram de ter feito uma montagem. Para sanar a dúvida, Felipe também postou um vídeo que não deixa dúvidas (veja acima).
G1 entrou em contato com a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Despedido do ídolo tem comoção, multidão comparece à Casa Rosada para se despedir de Maradona

Covid-19: os pontos fracos e fortes das vacinas mais adiantadas